27 outubro 2009

Aposentados continuam mobilização

Esclarecimentos sobre ocupação na Petrobrás

A ocupação do Edifício Torre Almirante (Edita), por petroleiros do Sindipetro-RJ, completa nove dias nesta quarta (28). Os sindicalistas estão, desde o dia 20, na sala onde acontecem as negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT/2009).

A direção da Petrobrás não está aceitando as principais rei­vin­dicações dos trabalhadores, daí a ocupação de parte das instalações da empresa, por tempo indeterminado. Os petroleiros estão indignados com as propostas apresentadas, que consideram desrespeitosas e divisionistas.

Os ocupantes – Diretores do Sindipetro-RJ e líderes da base pe­troleira estão dormindo no chão (a entrada de colchonetes foi proibida) e vêm sendo submetidos a maus tratos, por parte da empresa. Eles relatam:

“A visita dos nossos advogados e do deputado Paulo Ramos foi cerceada pelo Recursos Humanos Corporativo. Eles chegaram a ser agredidos pelos seguranças do prédio. O advogado Aderson Bussinger foi a exame de corpo de delito, depois de receber um soco atrás da orelha, registrando queixa na delegacia. A OAB/RJ solicitou, oficialmente, explicações ao presidente da Petrobrás”.

“Big Brother Petrobrás” – Os sindicalistas estão improvisando o banho, com ducha higiênica, já que estão impedidos de usar os chuveiros. Também são permanentemente filmados e monitorados pela Segurança Interna da Petrobrás – como se estivessem num BBP – “Big Brother Petrobrás”.

Esta ocupação foi aprovada em  Assembleia dos Aposentados, no dia 20/10, e ratificada na Plenária da Frente Nacional dos Petroleiros(FNP), ocorrida no sábado (24). Também foi aprovada na Assembleia dos trabalhadores do Edita, no dia 26/10, sem nenhum voto contrário.

A ocupação vem recebendo inúmeras manifestações de apoio e solidariedade. Os petroleiros que ocupam o Edita, propõem:

- Ampliação da ocupação para outras unidades do Sistema  Petrobrás, em nível nacional

- Greve nacional da categoria, inclusive nas unidades que não são ligadas à Frente Nacional dos Petroleiros (FNP)

- Por uma Petrobrás 100% estatal e pública, com a volta do monopólio estatal do petróleo

- Isonomia entre ativos e aposentados

- Cancelamento das punições da última greve pela PLR

- Retorno de todos os demitidos do Sistema Petrobrás (Petrobrás, Interbrás, Petromisa, Petroflex, Nitriflex)

- Fim da remuneração variável (por uma política de reajustes reais, incluindo o pessoal da ativa e aposentados)

- Melhorias na AMS

- Pelo atendimento da pauta de reivindicações apresentada pelos trabalhadores

Temos convicção de que nossa luta se reverterá em vitória para todos os trabalhadores!

Mais informações: www.apn.org.br / www.sindipetro.org.br

RJ; 27/10/2009
Sindipetro-RJ

Peão tá Bolado

Parcial das assembleias tem duas bases de terra e 41 plataformas

27/10/2009 - 20:06

Desde 23 de outubro os petroleiros da Bacia de Campos estão realizando Assembleias para avaliar o indicativo do Sindipetro_NF e da FUP de rejeição da proposta apresentada pela empresa e aprovando. Até o momento foram 1096 votos a favor, 21 contra e 14 abstenções.

Já realizaram assembleias as bases de terra do PT, Imbetiba e as plataformas de PGP-1, PRA-1, PPM-1, PPG-1, PNA-1, PNA-2, PCH-1, PCH-2, PCP 1/3, PCP 2, PVM-1, PVM-2, PVM-3, P-07, P-08, P-09, P-10, P-12, P-15, P-17, P-18, P-19, P-20, P-23, P-25, P-26, P-27, P-31, P-32, P-33, P-35, P-37, P-38, P-40, P-43, P-47, P-48, P-50, P-51, P-52, P-53.

Nesta quarta é a vez da base de Cabiúnas iniciar suas assembleias.