23 outubro 2009

ACT ou CCT?

Acordo Coletivo de Trabalho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Direito A Wikipédia possui o:
Portal do Direito

O Acordo Coletivo de Trabalho é um ato jurídico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma empresa correspondente, no qual se estabelecem regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes.

Diferentemente da Convenção Coletiva de Trabalho, o Acordo Coletivo de Trabalho é restrito apenas a uma empresa e seus empregados, enquanto na primeira, as regras valem para toda a categoria abrangida pelos sindicatos de trabalhadores e sindicatos de empregadores.
[editar] Objeto da negociação

Por meio do ACT, podem ser negociadas cláusulas de natureza econômica e social, que versam por exempo sobre reajuste de salário, valor do adicional de horas extras, duração da jornada de trabalho e estabilidades temporárias.

Não é permitida a supressão de direitos garantidos na legislação.

Vazamento de gás em PCE-1

Vazamento de gás em PCE-1

22/10/2009 - 16:00

Uma manobra de ancoragem, em um flotel próximo à PCE-1 (Enchova), na Bacia de Campos, provocou rompimento em um gasoduto auxiliar da plataforma e houve vazamento de gás. O caso foi informado ao Sindipetro-NF pela gerência de Recursos Humanos da UN-BC. O sindicato não sabe o volume de gás que vazou.

Também de acordo com a gerência de RH, não há vítimas e a situação foi controlada.

Para o Sindipetro-NF, este caso confirma a situação de risco na qual atuam os petroleiros da Bacia de Campos. Recentemente, a categoria lembrou os 25 anos da tragédia de Enchova.